Refogar ele bem, até todos os grãos ficarem branquinhos antes de colocar a água. “O calor ajuda a ‘anular’ parte das propriedades do amido que estão dentro do grão e se soltam na água do cozimento”, explica.
O padrão é um copo de arroz para duas de água, mas a regra varia de acordo com a quantidade a ser feita. O ideal é um xícara de água a mais da quantia de xícara de arroz.
Como o arroz integral precisa de mais tempo de cozimento, é necessário colocar mais água. A medida padrão de água é de uma xícara mais ½ quando se faz uma, duas ou três xícaras de arroz integral. A partir da quarta xícara, coloca-se duas a mais de água.
Para saber o ponto certo do cozimento do arroz, seja branco ou integral, a dica é esperar o excesso de água que cobre os grãos evaporar completamente. Use uma colher e afaste os grãos até conseguir ver o fundo da panela. Quando não houver mais água no fundo, é hora de desligar o fogo.
Se passar muito do ponto e o arroz grudar até ficar com cheiro de queimado, experimente colocar uma fatia de pão de forma por cima do arroz e esperar alguns minutos. O pão absorve o excesso de odor de queimado, então sirva somente o arroz que não grudou no fundo da panela.
© Copyright Arroz Villace 2017. Desenvolvido por Theodoro Jr.